
Balneário Gaivota
Uma cidade encantadora à beira-mar, cheia de história e belezas naturais

HISTÓRIA
PERÍODO PRÉ-COLONIAL
Os Primeiros Moradores
Muito antes dos mapas oficiais, a região era habitada por povos indígenas. Primeiro, povos pré-históricos (que deixaram sambaquis no litoral sul), e mais tarde os Carijós (da família Tupi-Guarani). Eles eram pacíficos e viviam da pesca e da caça entre as lagoas e o mar.
1534
Ponto de Passagem
Agora, expedições espanholas e portuguesas passavam pelo litoral sul. Acredita-se que, por volta de 1534, viajantes já utilizavam a região de Sombrio/Gaivota como ponto de descanso, devido à sombra das figueiras e à água doce.
1830
Colonização e Formação
O governo imperial começa a distribuir terras (as chamadas "sesmarias") para colonos portugueses e açorianos. É aqui que nasce, de fato, um povoamento organizado em Sombrio. A faixa de areia (hoje Gaivota) também começou a ser usada para pesca e lazer.
1990
Do Veraneio ao Distrito
Durante as décadas de 1950 a 1980, a região deixou de ser um lugar isolado e consolidou uma comunidade. Com a abertura de novas estradas e a construção das primeiras casas de veraneio, a ocupação urbana disparou. Esse crescimento desordenado e a necessidade de uma gestão mais próxima tornaram o status de simples povoado insustentável;
como resposta, em 30 de agosto de 1990, foi promulgada a Lei Estadual nº 770, que elevou oficialmente o local à categoria de Distrito de Balneário Gaivota.
1995
29 de Dezembro: A Emancipação
Após muita mobilização popular e a criação de uma Comissão de Emancipação, o sonho virou realidade. O governador sancionou a Lei Estadual nº 10.054, separando o território de Sombrio e criando oficialmente o Município de Balneário Gaivota.
ATUALMENTE
Hoje, Balneário Gaivota é um dos municípios que mais crescem em Santa Catarina. A antiga vila de pescadores transformou-se em uma cidade vibrante, com novas avenidas, orla revitalizada e passarelas que protegem nossas dunas. Mas o progresso não apagou a essência: a cidade mantém a tranquilidade e a natureza preservada, suas lagoas e a imensa faixa de areia. Com certeza, se trata do refúgio perfeito tanto para o agito do verão quanto para o descanso o ano todo.


"Paisagem brasileira”, de Frans Post


"Tropeiros", capa de livro de Jacob van Tschudi


Estrada do Morro dos Conventos, em Araranguá


Sambaqui do litoral catarinense




Everaldo João Ferreira, 1° prefeito de Bal. Gaivota
Prefeitura Municipal






Fotos antigas do município de Sombrio

TURISMO

GALERIA












Contato
Acompanhe as novidades de perto.
pousadarecantodoslagos@gmail.com
(48) 99644-8997
© 2025. Todos os direitos reservados.
CONFERIR DISPONIBILIDADE






















